Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 21 de setembro de 2008

Seqüencia de atividades nomes




TÍTULO: Nomes
EIXO: Linguagem oral e escrita.

TEMPO PREVISTO: 1º e 2º semestre.
BLOCOS DE CONTEÚDOS: Práticas de leitura. (escrita do próprio nome em situações nas quais se faz necessário)

OBJETIVOS: Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

PUBLICO ALVO: JARDIM I

ETAPAS PREVISTA: Hora do canto Pesquisa dos nomes. Trabalhar letras iguais. Trabalhar crachás.
HORA DO CANTO: → Em roda cantando esta música passando uma bola.

A -----vai passando vai passando sem demora Vai ___________diga seu nome agora.→ Em circulo todos cantando está música na classe. Fui andando por um caminho Encontrei a ( mostrarei o crachá) Segue um aluno falando: A Tânia não encontrei Encontrei o André. Cada criança ao ser enunciada irá se colocando em uma roda.→ Brincando de roda no pátio.


A canoa virou Pois deixaram ela virar Foi por causa de _______Que não soube remar. Siriri pra cá. siriri pra lá A _______é velha e não quis casar.→ Em roda no pátio


Se eu fosse um peixinho e soubesse a nadar Eu tirava ____________ do fundo do mar. Colocar todos os crachás no centro da roda Falar o nome da criança ela irá procurar o seu crachá e depois sentar na roda. → Todos em roda sentados cantando esta música. Casa do João na classe ou pátio__________comeu pão na casa do João. Todos perguntam comeu? A criança reponde Não? Então quem foi? Foi a (fulana) → No pátio.


Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar.


PESQUISA SOBRE NOME DE CADA UM

Mandará uma pesquisa para casa Mamãe:

porque você escolheu este nome?

Conversa informal: Você sabe a história do seu nome?

Você gosta do seu nome?

Qual o nome que você gostaria de ter?

Alguém na sua família tem o mesmo nome que você?

Será que na classe alguém tem o mesmo nome que você?

O que aconteceria se todas as pessoas tivessem o mesmo nome?

Como fazemos para identificar as pessoas que tem o mesmo nome?


APÓS RECEBER AS PESQUISAS O PROFESSOR DEVE:

Ler todas as pesquisas em roda ressaltando o nome de cada criança. Todos em circulo em silêncio ouvem a história do seu nome e do seu colega. Após o relato cada aluno escreverá o seu nome na lousa. Professor escreverá o nome de cada um na lousa. Fará uma comparação dos nomes escritos.


TRABALHANDO LETRAS IGUAIS: → Estimularem para que as crianças digam seus próprios nomes.(repita também os nomes dos colegas).→ Montar um painel com os nomes das crianças.→ Quais são os nomes iguais?→ Lista de nomes de três crianças para que elas possam identificar o seu nome.→ Escrever as iniciais na lousa e esperar que descubram o nome a ser escrito;→ Escrever na lousa quatro nomes, mostrar as semelhanças dos nomes.→ Quem tem nome com quatro letras?→ Qual é o nome que começa com A?→ Quantos pedaços têm seu nome?


TRABALHANDO CRACHÁS :→ Confecção dos crachás em etiqueta auto-colante.(colar na blusa para identificação das crianças).→ Chamada com apoio do crachá.→ Colocar os crachás em um varal para que cada aluno pegue o seu.→ Misturar os crachás para cada um identificar o seu.→ Distribuir crachás trocados para que a criança identifique o seu nome.→ Apresentação do crachá em roda, deixando-os adivinhar a quem pertence aquele nome, fornecendo algumas características da criança.→ Colocar aleatoriamente o nome das crianças nas cadeiras e dizer às crianças que devem sentar onde está escrito o seu nome (variar o local nos outros dias).→ Nomear objetos pessoais junto com a criança (escova de dente, cadernos)→ Crachás ao centro da roda virados ao contrário, escolher um, apresentar e perguntar:Quem é o dono deste nome?
O dono levanta, pega outro crachá podendo dar para a professora ou ter o mesmo procedimento.→ Combinar com as crianças que vamos guardar nomes grandes numa caixa grande e pequeno em outra; depois que usarem, pedir que guarde na caixa certa, exemplo: nomes pequenos na caixa azul e os grandes sempre na amarela.→ Oferecer as letras moveis ou massinha para que eles construam seus nomes.→ Nome surpresa (escrever o nome da criança com giz de cera ou vela. Sugerir que a criança passe o “aguado” na folha; aparecerá o nome.→ Pinte as letras do seu nome.→ Desenhe você e circule as letras do se nome.→ No dia do aniversariante faremos um cartão onde todos terão que escrever seu nome.→ Ajudante do dia será escrito na lousa e os alunos terão que adivinhar quem será.→ Bingo de nomes.

O nome de cada aluno escrito em uma ficha. O professor tira uma letra de cada vez, de dentro do saquinho mostra à classe ao mesmo tempo em que fala o nome da letra. As crianças vão marcando as letras que estiverem na sua cartela. Termina o jogo quando todos tenham preenchido o seu nome.


AVALIAÇÃO:

Através das atividades proposta às crianças conseguiram reconhecer as letras do seu nome? Houve participação dos alunos nas atividades propostas?

Conseguiram escrever seu nome com crachá?

Consegue escrever seu nome sem o crachá?

By Profa. Maria Tereza ( A Magia de aprender)

Nenhum comentário: