Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


quarta-feira, 24 de junho de 2009

SISTEMA DE ENSINO

Teorias de ensino e aprendizagem

Sabendo o que pregam as principais correntes de pensamento na educação, você pode optar por uma escola que combine com seu filho

Foto: Stock
Menina escrevendo

Antes de matricular seu filho, conheça o método usado pela escola

Ter uma noção do que cada cor­rente prega e do tipo de resul­tado que pre­tende atingir pode aju­dar na hora de esco­lher uma ­escola. Com infor­ma­ções sobre as prin­ci­pais teo­rias de ensino e apren­di­za­gem, você tam­bém pode inter­pre­tar ­melhor o que um dire­tor ou orien­ta­dor diz e terá mais ele­men­tos para ava­liar o colé­gio. Mas é pre­ciso cui­dado. "As teo­rias de ­ensino e apren­di­za­gem são abs­tra­ções. Mas a prá­tica não é uma sim­ples repro­du­ção de teo­rias", diz a lin­güista Fer­nanda Libe­rali, pro­fes­sora no Pro­grama de Pós-Gra­dua­ção da PUC/SP e con­sul­tora de ­várias esco­las.

Ao visi­tar um colé­gio, procure saber qual é a sua prin­ci­pal orien­ta­ção teó­rica. E tente con­fron­tar o que foi dito com a prá­tica. "Pelo dis­curso, você pode notar ­alguns dos prin­cí­pios que a escola valo­riza. Mas há dis­cur­sos muito pare­ci­dos e prá­ti­cas bem dife­ren­tes. A dica é ques­tio­nar menos 'o que' e mais 'como', acon­se­lha Vânia Marin­cek, dire­tora peda­gó­gica de edu­ca­ção infan­til e fun­da­men­tal I da ­Escola da Vila.

"Como a ­escola ava­lia o aluno?", "Como se intro­duz um novo con­ceito em classe?", "Como é uti­li­zado o ­espaço físico?", "Como as regras são esta­be­le­ci­das?" são exem­plos de per­gun­tas que podem expli­ci­tar o posicionamento da escola. Segundo Vânia, tam­bém é impor­tante saber ­quanto a ­escola investe na for­ma­ção de seus pro­fes­so­res. "Visite o colé­gio em um dia de aula e ­observe. Os pais são con­vi­da­dos a ­entrar ­quando bus­cam os ­filhos? Os pro­fes­so­res pare­cem dis­po­ní­veis para uma con­versa? Como é o mate­rial que é ­exposto nas pare­des? Car­ta­zes muito per­fei­tos deno­tam que houve pouca par­ti­ci­pa­ção do aluno", diz Fer­nanda Libe­rali. Também procure saber como são orga­ni­za­dos os even­tos. Os pais par­ti­ci­pam? Opinam? Os alu­nos par­ti­ci­pam? Com esses dados, você terá pis­tas mais con­cre­tas de como a ­escola educa. Boa esco­lha!

Comportamentalismo
Construtivismo
Socioconstrutivismo
Waldorf
Montessori

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