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Olá, é um prazer ter sua companhia !
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )


domingo, 17 de maio de 2009
Vídeo - O Problema não é meu
É muito interessante, trata do trabalho em equipe....a importância da comunicação, informação precisa, responsabilidade, enfim, são vários fatores.....
Vale a pena assistir. Indico para reuniões de modo geral, principalmente de docentes.
http://www.youtube.com/watch?v=ORr3uyzz_Z8&feature=related
EDUCAÇÃO
Animação com bonecos de massinha e espuma pode ser exibida na sua escola
Eis aqui uma dica para você dar ao seu professor e, assim, transformar a aula em uma sessão de cinema. A história de João das Alfaces, uma animação feita com bonecos de massinha e espuma, que usa a mesma técnica utilizada em sucessos do cinema como A fuga das galinhas e Wallace e Gromit, pode ser exibida no seu colégio. Como? Basta que sua escola cadastre-se em um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, chamado Agroecologia para gente que cresce.
O filme é uma das iniciativas desse projeto e conta a história de João das Alfaces, um produtor rural, que, ao ver a sua plantação de alfaces sendo atacada por formigas, pulgões e lagartas, decide usar agrotóxicos, sem saber que há outras opções, mais seguras, para combater pragas como essas.
Com 15 minutos de duração, esse DVD não só prende a atenção, como também ensina muito. Então, clique na tela abaixo, assista a um trecho do filme e não esqueça de pedir ao seu professor para enviar uma mensagem eletrônica para gentequecresce@cnpab.embrapa.br e, assim, levar o DVD para a sala de aula. A sua turma, com certeza, vai adorar!
http://www.youtube.com/watch?v=3HA-qqbEPeU
MATEMÁTICA
O homem que calculava
Conheça o divertido mundo do professor de matemática e escritor Malba Tahan
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O que é, o que é? Ou melhor: quem é, quem é? Que escrevia histórias árabes, mas era brasileiro? Gostava de sapos e de geometria? Se você não sabe, a gente responde: é o Malba Tahan! Um professor de matemática e, também, escritor muito criativo, que adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Malba nasceu no Rio de janeiro, no dia 6 de maio de 1895 e seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Souza.
O primeiro nome falso que ele adotou foi R.S.Slade para fingir que era um escritor de outro país e conseguir publicar uma história dele num jornal, uma vez que seus contos já haviam sido rejeitados pelo editor do mesmo jornal quando assinou seu nome verdadeiro. E deu certo! Por isso ele decidiu usar sempre um nome estrangeiro. Mais tarde, escolheu Malba Tahan, porque adorava escrever histórias árabes.
Por mais incrível que pareça, ele não foi sempre um ótimo aluno em matemática. Só quando teve um professor de quem gostava é que começou a entender melhor a matéria. O que ele adorava mesmo, quando criança, era colecionar sapos - argh! - e escrever pequenas revistas que se chamavam Erre, com histórias, notícias e jogos.
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Já adulto, quando se tornou professor e escritor, ele continuou a colecionar sapos, mas de louça. Já imaginou um professor que entra em sala de aula, se curva diante de um aluno e diz Salam Aleikum, que quer dizer "a paz esteja contigo", em árabe, e depois escrevia uma charada sobre sapos no quadro-negro para dar uma explicação matemática?
Os números e as propriedades numéricas eram para ele como seres vivos. Dizia haver números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas. Havia, para ele, algarismos arábicos com túnicas brancas e turbantes vermelhos, além das contas-de-faz-de-contas.
Essa é uma parte da história do professor Mello e Souza ou Malba Tahan, o "carioca das arábias", que misturava diversão com matemática. Se estivesse vivo, ele teria completado 110 anos em 2005. Para saber mais a seu respeito, leia esse artigo na íntegra na CHC 54.
EDUCAÇÃO
Textos das seções de maior sucesso da CHC são reunidos em livros
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Quem acompanha a revista Ciência Hoje das Crianças certamente conhece vários animais que correm o risco de desaparecer da natureza. Também sabe o que fazem profissionais tão diferentes quanto um astronauta e um filósofo. Sem falar que sempre encontra a resposta para uma pergunta curiosa, como “por que a água do mar é salgada?”. Afinal, a publicação conta com três seções que tratam justamente de cada um desses temas: Galeria dos Bichos Ameaçados de Extinção, Quando crescer, vou ser... e Por quê?.
A novidade é que os textos mais interessantes de cada uma dessas seções da revista foram reunidos em três livros diferentes. Publicados pela editora Companhia das Letrinhas, Procura-se! Galeria dos animais ameaçados de extinção, O que você vai ser quando crescer?
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Os textos, em sua maioria, são escritos por cientistas brasileiros, o que garante que as informações encontradas ali são confiáveis e de qualidade, além de representar um diferencial e tanto.
Nada como ter um físico para explicar por que levamos choque ou um biólogo para contar as razões que levam a preguiça-de-coleira a estar ameaçada de extinção, não é? Quem entende do assunto pode falar com mais segurança e até conhecer curiosidades que nem poderíamos imaginar. Você, por exemplo, sabia que um casal de ararinha-azul não se separa jamais? Pois é verdade!
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Se você já é leitor da CHC, tem a oportunidade de ver textos publicados originalmente na revista com novas ilustrações ou conferir algum tema que tenha sido tratado justamente na edição que esgotou nas bancas. Já quem não conhece a primeira revista sobre ciência para o público infantil do Brasil vai descobrir o quanto esse assunto pode ser encantador não só para os leitores mirins, mas também para os de todas as idades!
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DICA PARA EDUCADORES.....
Rex e Diná são os apresentadores do programa Pequenos Cientistas
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A cada fim de semana, você, assinante da Net, Sky, TVA e VocêTV, é convidado a descobrir o lado curioso e divertido da ciência, na companhia dessa dupla pré-histórica, mas antenada como ninguém. Tudo isso daquele jeito que só a Ciência Hoje das Crianças sabe fazer: misturando informação de qualidade com muita descontração. Clique aqui e assista a um trecho desse programa que, certamente, vai prender a sua atenção.
Mais informações e vídeos dessa atração, além de atividades e papéis de parede para o seu computador com desenhos do Rex e da Diná, você também encontra aqui. Meninos e meninas, é hora de ver os dinossauros na TV! Não percam!
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2rnsydHBhW0
EDUCAÇÃO
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O condomínio chamado corpo humano
Nosso organismo é habitado por bilhões de formas de vida microscópicas
Hoje, se uma nova vacina é criada e o governo aconselha a população a tomá-la, ninguém fica indignado. A maioria das pessoas até corre para os postos de saúde com o intuito de se livrar logo da ameaça de pegar uma doença. Mas, há exatos 100 anos, uma lei que obrigava as pessoas a tomar uma vacina causou o maior rebuliço na cidade do Rio de Janeiro: foi a Revolta da Vacina, uma verdadeira rebelião que tomou conta das ruas.
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Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Elas nascem, reproduzem-se e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo. Sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal. Temos todos diversos ’moradores’ no interior e exterior de nosso corpo, e vários deles são até muito importantes para seu bom funcionamento. Como os lactobacilos, que habitam nosso intestino. Eles regulam as funções desse órgão e protegem-no da ação de bactérias nocivas, ao mesmo tempo que conseguem alimento em uma fartura difícil de encontrar em qualquer outro lugar. Assim, os dois lados saem ganhando, estabelecendo uma relação que os biólogos chamam de simbiose.
Alguns pesquisadores afirmam que, no total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias em nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes. A grande maioria vive no interior do organismo, em que a temperatura é mais ou menos estável e o alimento é abundante. Elas preferem os lugares em que é fácil encontrar comida: dentes, garganta e aparelho digestivo. Mas poucas bactérias habitam os locais em que há líquido correndo, como os canais por que passam as lágrimas ou a urina. Elas não resistem à força da correnteza e acabam sendo arrastadas.
Embora o número de bactérias que habitam o corpo humano seja alto, todas elas, se reunidas, encheriam um recipiente pouco maior que uma garrafa pequena de refrigerante. E esse volume, comparado com o do nosso corpo, não significa muito. Quando estamos doentes, o volume de bactérias aumenta por causa das que invadem o organismo para provocar a doença. Mas não pense que o corpo está tomado por elas! Embora as bactérias sejam muitas, quase não conseguimos perceber sua presença.Mas não são só as bactérias que habitam nosso organismo. Há vários outros organismos, bem maiores que elas. Sabia que o nosso cabelo é cheio de fungos, e as dobras da nossa pele, de mofo? Aargh! Há ainda aqueles moradores, nem sempre benéficos, que não são costumeiros em nosso organismo, mas aparecem de vez em quando em busca de alimento e abrigo. Entre eles, estão o piolho, a sarna e os vermes. Esses indesejados moradores podem ser evitados tomando-se cuidados simples com a higiene.
Por isso, você não precisa mais sentir aquele medo de ficar sozinho que às vezes aparece. Se lhe servir de consolo, lembre que, o tempo todo, mais de 10 bilhões de seres vivos estão juntinhos de você, fazendo uma companhia que, muitas vezes, é benéfica para o funcionamento do seu organismo...
Leonardo Cosendey
Ciência Hoje das Crianças
22/11/00
BIOLOGIA
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ARTES
Diná constrói um instrumento musical diferente no programa Pequenos Cientistas
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Nesta edição, dedicada à música, a atração traz a mascote da revista Ciência Hoje das Crianças, Diná, às voltas com a construção desse instrumento musical de nome esquisito: o xilofone. Além disso, leva você para conversar com uma especialista em música, que explica o que faz um som ser diferente do outro.
No ar de segunda a sexta, às 19h25, e aos sábados e domingos, às 20h, Pequenos Cientistas quer levar você, assinante da Net, Sky e TVA, a descobrir o lado curioso e divertido da ciência, na companhia de uma dupla pré-histórica, mas muito antenada.
Clique na tela abaixo e assista a um trecho do programa que fala sobre música. Mais informações e vídeos dessa atração, além de atividades e papéis de parede para o seu computador com desenhos do Rex e da Diná, você encontra aqui. Meninos e meninas, é hora de ver os dinossauros na TV!
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DICA DO BLOG DA SOLANGE
28/04/2009
Dormir bem pode reduzir hiperatividade infantil, diz estudo
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Uma boa noite de sono pode reduzir a hiperatividade e o mau comportamento entre crianças, segundo um estudo feito na Finlândia.
Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento.
O novo estudo, publicado na revista científica Pediatrics, obteve dados concretos que parecem comprovar a teoria.
Ele concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas.
Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (ADHD na sigla em inglês).
A equipe por trás do novo estudo disse que pouco se sabe sobre o papel do sono nas vidas das crianças, mas segundo estimativas, um terço das crianças nos Estados Unidos não dormem o suficiente.
Monitoramento
A equipe da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare da Finlândia estudou 280 crianças saudáveis com idades entre sete e oito anos.
Os especialistas queriam saber se as crianças saudáveis que dormiam menos eram as mais propensas a apresentar sintomas associados com ADHD. Nenhuma das crianças participantes sofria de transtorno de atenção.
Os pais preencheram questionários sobre os hábitos de dormir dos filhos e depois anotaram a quantidade de horas que as crianças dormiram durante um período de sete noites.
As crianças foram equipadas com actigraphs, pequenos dispositivos eletrônicos que registram a atividade física do portador - e também períodos de repouso - 24 horas por dia.
Ligação
As estimativas dos pais dos períodos de sono dos filhos se revelaram maiores do que as medidas.
Segundo os pesquisadores, isso pode ocorrer porque as estimativas dos pais foram baseadas no horário habitual de os filhos irem para a cama, ou porque os pais achavam que a criança estava dormindo quando na verdade ela estava acordada na cama ou lendo.
Os pais também responderam perguntas sobre o comportamento dos filhos, baseadas em questionários usados para diagnosticar o transtorno de déficit de atenção.
As crianças com períodos médios de sono inferiores a 7,7 horas por noite apresentaram maior hiperatividade e maiores índices de comportamento impulsivo.
Elas também apresentaram mais sintomas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
"Nós fomos capazes de demonstrar que o sono de duração curta e a dificuldade para dormir estão associados a sintomas de ADHD", disse a pesquisadora responsável pelo estudo, Juulia Paavonen, do Finnish National Institute of Health and Welfare.
"Os resultados indicam que manter horários de sono adequados entre crianças pode ser importante na prevenção de sintomas comportamentais."
Fonte: http://criancas.uol.com.br/novidades/bbc/ult4551u158.jhtm
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
INFORMAÇÂO
A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 21 e 22]. Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.O Conselho Nacional de Educação - CNE atua no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. Suas ações são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. Compete ao Conselho e às Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95. A Câmara de Educação Básica tem como atribuições analisar e emitir pareceres sobre procedimentos e resultados de processos de avaliação da educação infantil, fundamental, média, profissional e especial, deliberar sobre diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação; e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A LDB regulariza em âmbito nacional, a base comum do currículo, a carga horária e presença mínima em aula e as formas de promoção de série, cabendo aos estados, municípios e até mesmo às escolas a normatização das peculiaridades regionais e locais, curriculares e de calendário, de promoção de série e a expedição da documentação escolar de cada aluno da educação básica.
O Plano Nacional de Educação estabelece metas decenais para todos os níveis e etapas da educação, apontando para que estados e municípios criem e estabeleçam planos semelhantes compatíveis com as metas nacionais. A SEB conta com o Programa de Avaliação e Acompanhamento do PNE e dos Planos Decenais Correspondentes, que realiza a avaliação do PNE e estimula estados e municípios a criarem seus planos correspondentes e avaliarem-no a cada cinco anos, de acordo com a própria lei. Todas as ações e programas da SEB visam o alcance das metas do PNE.
Atuais Políticas e Programas da SEB
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, lançado em 24 de abril de 2007, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, conta com a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financiera, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. O Plano foi lançado por meio do decreto Nº 6.094, publicado no Diário Oficial da União em 25 de abril de 2007.
O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. Educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação. Investir na educação básica significa envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Significa também investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente.
Plano de Desenvolvimento da Educação
O Compromisso Todos pela Educação
O Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica , e
Todos os Programas da SEB.
Estatísticas, Censos e Avaliação sobre a Educação Básica
As Estatísticas, Censos e Avaliações sobre a Educação Básica são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, órgão do MEC. Elas podem ser consultadas ao clicar nas palavras em azul claro:
EdudataBrasil - Sistemas de Estatísticas Educacionais;
Gastos com Educação;
Sinopses Estatísticas da Educação Básica.