
Reescrita de histórias conhecidas
Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção Oral
Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
Conteúdo:• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.Anos:
1º e 2º.
Tempo estimado: Oito aulas.
Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.
Desenvolvimento:• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.
• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.
• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.
• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.
• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.
Produto final:Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.Avaliação:
O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
Fonte: Revista Nova Escola*

Vejam estas dicas, que a Noemi, do Blog "o cantinho da Nisa", dá sobre Semanários....Muito legal! Aproveitem.
beijoooosss!
Solange
"Montar um semanário não é difícil. Mas é extremamente necessário que você antes de qualquer coisa planeje suas aulas, para que possa registrá-las no mesmo. Sugiro que você faça rascunhos. Veja bem, tenho tantos anos em sala de aula, e ainda faço primeiro meus rascunhos, depois registro quando tenho certeza do que planejei diretamente no semanário.Planejo minhas aulas por uma semana,e as registro dia a dia.Eu inicio sempre pela data e coloco ainda o dia da semana a que corresponde. Relaciono da seguinte maneira: "
27 de maio de 2009 ( quarta-feira )
* Entrada
* Café
* Música
* Atividade de: Português ( no caso do 1º ano ) e Linguagem Oral e escrita
( infantil )
* Almoço* Recreação
* Atividade de: Matemática
* Saída
A rotina do dia é a primeira coisa que registro. Depois registro a atividade que apliquei, por exemplo:
* Português ou Ling. Oral e Escrita: Leitura por ajuste ( registro o texto que trabalhei )
* Matemática: Calendário Registro a maneira como trabalhei com o calendário (se foram pintados de vermelho os domingos, ou os sábados, se pedi que pintassem o primeiro dia do mês, ou o último, etc.).
"Lembre-se: Semanário de aulas é o registro de todas as atividades que o professor aplica na sala de aula, inclusive colando as atividades aplicadas. Fique atenta ao que você trabalha na oralidade, pois o registro também é extremamente importante que seja feito. Ilustrações por fotos baixadas no computador, e impressas, também dão mais vida ao semanário. Particularmente toda vez que eu trabalho a oralidade, como por exemplo, um jogo com uso do alfabeto, etc., explico o que fiz e colo a foto. Adiciono ainda figurinhas, mensagens, poesias sobre educação, dão um charme ao semanário e demonstra carinho por aquilo que se faz. Boa sorte, boa aula!" Noemi
Blog o cantinho da Nisa*