1) Susan Boyle Versão Completa Legendado
http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo&feature=related
Susan Boyle Semi Final- 24/05 - Legendado
http://www.youtube.com/watch?v=-GP25wZhrZI
Páginas
Olá, é um prazer ter sua companhia !
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 30 de maio de 2009
ATIVIDADES COM CONTOS DE FADAS
NOME DE DOCES
JOÃO E MARIA FORAM ABANDONADOS NA FLORESTA E, COMO ESTAVAM PERDIDOS, CAMINHARAM SEM RUMO.
AO LONGE AVISTARAM UM CASINHA TODA FEITA DE DOCES. O QUE ELES NÃO SABIAM É QUE ELA ERA DE UMA TERRÍVEL VELHA MÁ !
FAÇA UMA LISTA DOS DOCES QUE VOCÊ IMAGINA QUE A VELHA MÁ COLOCOU NA CASA PARA DEIXAR AS CRIANÇAS COM ÁGUA NA BOCA.
Atividade com Contos de fadas

DITADO CANTADO
CHAPEUZINHO VERMELHO SEGUIU PARA A CASA DA VOVÓ LEVANDO UMA CESTA DE GULOSEIMAS. COMO O CAMINHO ERA LONGO, FOI CANTANDO PARA SE DISTRAIR.
CANTE ESTA MUSICA E, QUANDO O PROFESSOR PARAR, ENCONTRE A ÚLTIMA PALAVRA CANTADA E PINTE-A.
PELA ESTRADA AFORA
EU VOU BEM SOZINHA
LEVAR ESTES DOCES
PARA A VOVOZINHA
ELA MORA LONGE
E O CAMINHO É DESERTO
E O LOBO MAU
ANDA AQUI
POR PERTO .
Trabalhando com contos de fadas

Trabalhando com produção de texto e os contos de fadas:

BILHETE
O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:

QUERIDOS PORQUINHOS,
ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.
ESPERO ANSIOSO POR VOCÊS.
UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO.
ASS. LOBO.
OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.
COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.
O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:

QUERIDOS PORQUINHOS,
ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.
ESPERO ANSIOSO POR VOCÊS.
UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO.
ASS. LOBO.
OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.
COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

Leitura de palavras em pipas

CRÉDITOS: PROFESSORA GEGÊ
Pedagogia das Diferenças.....
Aprendendo sobre as diferenças


Consciência negra

Meninos de todas as cores...
Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
É bom ser branco
porque é branco o açúcar, tão doce,
porque é branco o leite, tão saboroso,
porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
É bom ser amarelo
porque é amarelo o Sol
e amarelo o girassol
mais a areia da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia:
É bom ser preto
como a noite
preto como as azeitonas
preto como as estradas que nos levam para
toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.
Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
É bom ser vermelho
da cor das fogueiras
da cor das cerejas
e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:
É bom ser castanho
como a terra do chão
os troncos das árvores
é tão bom ser castanho como um chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar
amarelo como o Sol
preto como as estradas
vermelho como as fogueiras
castanho da cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Meninos de todas as cores, Luísa Ducla Soares
Aventura das Letras
Porto, Porto Editora, 2003

Consciência negra - Menina bonita

1) Leia com atenção:
Menina bonita do laço de fita
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes.
Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva.
Do lado da casa dela morava um coelhinho branco.
O coelho era apaixonado pela cor da menina, e queria descobrir como ficar negro.
No final, o coelho entendeu que cada um tem a cor herdada de seus antepassados. E que para ter uma filha pretinha como a menina teria que casar-se com uma coelha "escura como a noite".
2) Responda:
a) Como eram os olhos da menina?
b) Como eram os cabelos da menina?
c) Quem morava do lado da casa da menina?
d) O que o coelho queria descobrir?
Produção de texto: Desenho e descrição do rosto de pessoas negras importantes para os alunos.
* Música: Incandescente ser – Cidade negra (Ouvir e cantar)
INCANDESCENTE SER – Cidade negra
Acredito eu que as coisas estão em
transformação
Acredito que, dentro do ser, há solução
Quem sabe a verdade tem explicação
Uma chave exposta na palma de sua mão
Do futuro homem, que será o de amanhã
Pergunte o que é que houve
Já houve muita transformação
Pergunte o que é que houve
(BIS)
Já houve muitos mundos bons
Pra quem buscou em sua própria
solução
Vamos nos unir para a transformação
De uma pátria e um mundo sem
discriminação
Na igualdade do ser
(BIS)
para o bem de nossa nação
Aula sobre consciência negra2

* Roda de Leitura: Lenda “O Negrinho do Pastoreio”
* Conversa sobre os castigos sofridos pelos negros na época da escravidão no Brasil... e a discriminação sofrida pelos negros ainda hoje.
1) Leia com atenção:
O Negrinho do Pastoreio
Nos tempos da escravidão no Brasil, havia um fazendeiro malvado que tinha em sua fazenda escravos negros de várias idades, inclusive crianças.
Num dia frio de inverno o fazendeiro mandou um de seus negrinhos pastorear seus cavalos.
No final do tarde, quando o negrinho voltou com os cavalos, o fazendeiro disse que faltava um cavalo. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no negrinho que ele ficou sangrando.
O fazendeiro mandou o negrinho procurar o cavalo.
O negrinho achou o cavalo, mas ele fugiu de novo.
Ao retornar à fazenda, o negrinho encontrou o fazendeiro ainda mais irritado. Como castigo o fazendeiro deu outra surra no negrinho e o colocou em cima de um formigueiro. No dia seguinte o fazendeiro o encontrou ao lado de Nossa Senhora que o levou para o céu.
2) Responda:
a) Em que época viveu o Negrinho do Pastoreio?
b) Quem era o dono do Negrinho?
c) O que o fazendeiro mandou o Negrinho fazer?
d) Como o Negrinho foi castigado?
3) Resolva este problema:
Numa fazenda havia 187 cavalos. Um dia o fazendeiro comprou mais 12 cavalos. Quantos cavalos ficaram na fazenda?
Cálculo: Resposta:

Aula sobre Consciência negra
Escola: ____________________________________
Data: _____________________
Professora: _____________________
Aluno(a): _____________________
Turma: _____________________
* Roda de leitura: Poema “Negritude”
* Conversa sobre negros que fizeram História...
A discriminação e a luta dos negros até os dias de hoje...
1) Leia com atenção:
Quem foi Zumbi?
Zumbi era negro, filho de escravos.
Nasceu em 1656, em Alagoas.
Foi criado por um padre que lhe deu o nome de Francisco.Aprendeu a ler e escrever e aos 15 anos fugiu para o Quilombo de Palmares, numa zona de floresta, em Pernambuco.
Ajudou muito na luta dos escravos pela liberdade.
Foi traído e morto no dia 20 de novembro de 1695.
Em sua memória, no dia 20 de novembro comemora-se o “Dia da Consciência Negra”.
2) Responda:
a) Quando Zumbi nasceu?
b) Quem criou Zumbi?
c) Que nome Zumbi recebeu?
d) Para onde Zumbi fugiu, aos 15 anos?
e) Em que dia Zumbi morreu?

EXPERIÊNCIA DO AR......
Experiência do Ar
Em uma roda de conversa, explique para as crianças a importância do ar tanto para a sobrevivência humana como das plantas e animais. Convide-as a respirar fundo e sentir o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca, percebendo os pulmões se enchendo, e depois, se esvaziando. Então ensine-as a cantar a música "O Ar":Em seguida oriente as crianças a criarem alguns instrumentos que necessitam de ar para funcionar e crie brincadeiras possibilitando, assim, diversas brincadeiras.
By Cantinho Alternativo e Lúdico
ARTESANATOS
Dedoches
Olá amigos, que tal também já começar a confeccionar materiais para serem utilizados nas aulas? As crianças irão adorar!!! Deixo essa dica de dedoches de feltro, poderá ser confeccionado também em EVA.

E para guardar os dedoches essa caixa toda enfeitada. Assim você já estará enfeitando sua sala de aula com essa caixinha porta-dedoches.

Porta Escovas de Dentes
Olá amigos hoje trago alguns modelinhos que poderão ser usados para confeccionar porta escovas de dentes para a sua salinha.

Para decorar:
Idéias Para a Páscoa
Guirlanda:

Enfeite de Porta:

Cestinha:
Fonte: http://www.orientaltrading.com/
by Cantinho Alternativo e Lúdico
Assinar:
Postagens (Atom)