Páginas
Olá, é um prazer ter sua companhia !
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Os 3 ''Rs''
Na verdade, pela política dos "3Rs", reciclar vem por último.
Podemos fazer mais!
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são conceitos que, uma vez implantados na nossa rotina, farão uma grande diferença no meio ambiente em que vivemos.
Reduzir:
O antônimo de desperdício é economia. Não faz sentido usar mais do que se necessita. Às vezes não percebemos isso e não fazemos conta dos prejuízos que decorrem desses atos para nós mesmos e, no caso em questão, para todo o ecossistema. Observe que atitudes simples podem evitar o desperdício, gerando economia:
- Evite pegar mais saquinhos dos que os necessários no mercado;
- Deixe de valorizar embalagens supérfluas que fazem um grande volume para chamar a atenção ou são difíceis de reciclar;
- Estude o uso de objetos duráveis no lugar dos descartáveis;
- Revise texto no computador antes de imprimir;
- Não aceite folhetos na rua ou no carro, se não forem do seu interesse;
- Seja racional no uso da água quando for tomar banho, ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar o quintal ou o carro. Torneira aberta sem uso é água limpa que vai para o esgoto;
- Desligue a luz do ambiente onde não houver ninguém;
- Não ponha no prato mais do que você vai comer e não faça comida para jogar fora;
- Pesquise receitas de alimentos a base de cascas de frutas e talos e folhas de verduras.
Reutilizar:
Aqui a criatividade conta muito, é um estímulo para reduzir o lixo e fazer economia:
- Use as duas faces das folhas de papel para escrever ou imprimir;
- Reaproveite envelopes, sacolas, papéis de embrulho, saquinhos de supermercado e embalagens;
- Use frascos, potes, garrafas, caixas e vasilhas para guardar utensílios;
- Aproveite a água com sabão que foi usada para lavar roupas, lavando o quintal ou a calçada;
- Conserte aparelhos elétricos ou mecânicos antes de comprar novos;
- Reforme roupas, calçados e móveis;
- Quando finalmente for repor objetos por novos, troque-os em brechós, sebos ou faça doações para outros utilizarem.
:: Valorize os reciclados ::
É importante não ter preconceitos com os reciclados. Usamos, sem saber, muito material reciclado - roupas, calçados, tapetes, pias, embalagens, pregos e muitos outros.
Além disso, os negócios gerados a partir da reciclagem estão fazendo aparecer produtos similares aos que são feitos com matéria prima virgem e merecem nossa atenção. Valorize e considere com carinho a aquisição de produtos reciclados.
:: Conclusão ::
Hoje temos uma imensa população habitando o planeta, ainda que de forma heterogênea. Uma população que consome muito e que, portanto, usa e produz materiais que são descartados.
Temos, o quanto antes, que destinar corretamente esses resíduos, redirecionando o volume do lixo produzido para a manufatura de novos produtos.
Mais do que uma moda ou uma preocupação com o meio ambiente, a reciclagem está se transformando em uma nova concepção de negócios. E não se trata só da criação de empregos ou fabricação de produtos. Há também que se considerar o ganho de imagem de empresas com gestão ambiental, de seus funcionários que são mais motivados e responsáveis. Está chegando o momento em que as preocupações ambientais serão uma obrigação na sociedade. Aproveite enquanto ainda é um diferencial para se destacar. Experimente!
Este texto foi produzido pela Criatura comunicação para um site ambiental.
A Criatura comunicação pode divulgar as açoes sociais da sua empresa. Você pode entrar em contato com a Criatura clicando em www.criatura.com.br
fonte: Abrelpe - www.abrelpe.com.br
MEIO AMBIENTE
Publicação explica ao público geral como funcionam o sistema de certificação e o selo que entrará em vigor no próximo ano.
Por Redação do Akatu
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou a cartilha O Olho do Consumidor para divulgar informações sobre os produtos orgânicos ao público geral. Ilustrada por Ziraldo, a cartilha explica ao leitor o que são orgânicos, como identificá-los e como funciona o processo de certificação desses produtos. Veja a cartilha clicando em http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf.
Para que um produto seja certificado como orgânico, vários critérios devem ser respeitados pelos produtores, tais como: não usar agrotóxicos nem fertilizantes químicos, respeitar as legislações trabalhista e ambiental, fazer o manejo sustentável dos recursos naturais e dos resíduos gerados na produção.
A cartilha explica também o que é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), que regulamenta a certificação. De acordo com a lei, os produtos serão assim classificados:
- Orgânico: produtos com no mínimo 95% de ingredientes orgânicos e que não contenham ingredientes transgênicos;
- Produtos com ingredientes orgânicos: que tenham entre 70% e 95% de ingredientes orgânicos;
- Não-orgânicos: produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos.
Somente os produtos classificados como orgânicos poderão receber o selo de identificação do Sisorg, com os dizeres “Produto Orgânico Brasil”. Esse selo estará nas embalagens dos produtos — como alimentos, cosméticos ou roupas de algodão — a partir de 2010. Além dele, haverá também o selo de identificação da entidade que certificou o produto como orgânico.
Envolverde - Ecoagência
MEIO AMBIENTE X SUSTENTABILIDADE
Olá pessoal!
Fiquem por dentro das notícias sobre reciclagem e meio ambiente. Como podemos preservá-lo!
Acessem o site do Instituto Ambiental Reciclar, lá vocês encontrarão várias informações e dicas sobre o desenvolvimento sustentável e de como podemos melhorar o meio ambiente.
Não deixem de visitar!
Beijooooossss!
Solange Branco
Esclarecendo o conceito. O conceito de sustentabilidade é definido por três aspectos, conhecido como “triple bottom line”, sendo eles: |
PROJETOS AMBIENTAIS Necessitando de projetos especiais na área de resíduos sólidos? Nós realizamos estudos de acordo com a necessidade, nos mais diferentes segmentos. Podemos citar: |
AQUI ALGUNS LINKS:
Ministério da Agricultura divulga cartilha sobre produtos orgânicos - 13 Oct 2009
Publicação explica ao público geral como funcionam o sistema de certificação e o selo que entrará em vigor no próximo ano.
Caixa Eletrônico Ecológico - 13 Oct 2009
Similar a um caixa eletrônico comun, a EcoATM, caixa eletrônico ecológico, pretende arrecadar celulares usados. Insira o seu celular, e retire, em troca, dinheiro.
ARTESANATO COM PET
Essa boneca engraçada foi feita pela artista plástica Cristina Lunardi, que trabalha com recicláveis. Para fazê-la você vai precisar de uma garrafa pet, papel jornal e rolinhos de papelão para o cabelo.
Todo o passo a passo da boneca você pode ver clicando aqui.
BOLSA COM LACRES DE LATINHA....
Para quem gosta de bolsas com materiais alternativos esta é uma opção interessante: uma bolsa feita com lacres de latas emendadas com pontos em crochê.
Clique aqui para acessar o passo a passo da bolsa.
Fonte: Setor Reciclagem
Músicas para crianças
BRINQUEDOS COM MUITA ARTE E IMAGINAÇÃO....
Bonecos Articulados
Fonte: Brincando e Aprendendo - Professora Ana Paula*