
Para Pensar: Podemos perguntar aos nossos alunos, por que eles preferem "certas coisas", ao invés de outras; de onde vem aquela "vontade", de ter, por exemplo, um brinquedo da moda, etc. Devemos então explicar para eles que, todos os nossos hábitos, os maus ou os bons - se é que existem hábitos bons - lhes foram ensinados. Isto é, suas aversões e preferências, eles não nasceram com elas.

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Nome jogo: Em Que se Parece Comigo?
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Lógica, Linguagem, Criatividade, Estética, Vocabulário, etc.
Formação: As crianças ficam sentadas à vontade em um círculo.
Desenvolvimento: Afastar-se-á um jogador e os outros escolherão uma pessoa, animal ou objeto para o "motivo".
Aquele que se afastou voltará e, ao redor do círculo, irá perguntando: "Em que se parece comigo?", se referindo ele a pessoa, animal ou objeto escolhido em segredo pelos outros. E cada um apresentará a semelhança entre "ele" e a coisa escolhida. O jogador tentará adivinhar, tendo o direito a fazer três tentativas. Se acertar, escolherá um companheiro para substituí-lo; caso contrário, afastar-se-á outra vez da sala para uma nova rodada.
Variante: A quantidade de vezes necessárias para o acerto, pode variar entre os grupos de menor idade.
Fonte: Site de dicas*