A nova Lei de Diretrizes e Bases exige do professor da educação básica curso superior. Além disso, a LDB institucionalizou que os profissionais da educação devem participar da elaboração do projeto pedagógico da escola. Essas mudanças exigem dos educadores atualização constante dos saberes necessários à prática pedagógica.
As instituições que de alguma forma têm como interlocutor direto o professor, caso das editoras escolares, não podem se eximir do compromisso real de participar dessa empreita valiosa que é a formação desse profissional.
Foi pensando nisso que a editora Scipione acaba de lançar a coleção Percursos.
O currículo da Educação Infantil
O primeiro título da coleção, O currículo na educação infantil: Diálogo com os demais elementos da proposta Pedagógica, de Vitória Faria e Fátima Salles, contribuirá para a compreensão das mudanças nos processos de ensino e aprendizagem decorrentes da inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental.
O grande desafio dos profissionais das Instituições de Educação Infantil no momento é organizar o currículo e articulá-lo com os demais elementos da proposta pedagógica. Essa proposta deve ser pensada a partir da concepção da criança como um sujeito em construção, que tem seus próprios saberes sobre o mundo que a cerca.
Portanto, a obra articula três elementos fundamentais na construção da proposta pedagógica: a) a legislação, ou seja, o papel das secretarias de ensino e as normas estabelecidas para a organização do currículo: tempo, espaço, equipamentos; b) As diferentes relações das crianças com os conhecimentos da natureza e da cultura. Neste caso, destaca-se o processo de aquisição da linguagem escrita, mas os conhecimentos matemáticos, a importância da linguagem musical e plástica também são tratados; c) O currículo em ação, as autoras fornecem referenciais práticos para os professores, baseados em vivências de educadores em diferentes situações.
As autoras
Vitória Líbia Barreto de Faria é mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lecionou em cursos de formação inicial de professores em nível médio, graduação e pós-graduação. Participou da Coordenação Pedagógica e da elaboração do material didático do Programa de Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Infantil do MEC (Proinfantil). É autora de vários artigos sobre Propostas Pedagógicas, Currículo, Alfabetização e Letramento, publicados em livros, revistas especializadas e também no site Alfabetização e Letramento, da Editora Scipione. Atualmente é editora de conteúdos da Revista Criança, programa do Ministério da Educação. Presta também consultoria pedagógica para as Secretarias de Educação de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, em Minas Gerais.
Fátima Regina Teixeira de Salles Dias é especialista em Educação Infantil. Desde 1982, atua na área de Educação Infantil. É autora de artigos e livros sobre Educação Infantil, Currículo e Propostas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento. Coordenou projetos de formação, em nível médio e superior, de professores de educação infantil, presenciais e à distância, dentre eles o Programa Emergencial de Habilitação de Professores de Educação Infantil em Exercício, organizado por várias universidades mineiras, do Proinfantil, do MEC e do módulo de Educação Infantil da Universidade Aberta do Brasil/UFMG. Atualmente é assessora técnica da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e integrante do Núcleo de Estudos Infância e Educação Infantil (NEPEI). É consultora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Contagem e de escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Projeto Alfabetização e Letramento
Recentes alterações na legislação brasileira determinaram a obrigatoriedade da matrícula das crianças de seis anos no ensino fundamental. No site da Editora Scipione, você encontrará o Projeto Alfabetização e Letramento, com artigos e podcast, abordando temas fundamentais sobre o assunto. Confira!
Acesse o site: www.scipione.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário