Depois de um merecido descanso, nada como começar a planejar o retorno às aulas. O primeiro contato com os pimpolhos é muito importante. Os alunos devem se sentir acolhidos e seguros. Nada como iniciar com uma dinâmica de acolhimento que auxiliará na apresentação dos colegas e professores.
Nas séries inicias do Ensino Fundamental é necessário o passeio pela escola, esta pequena excursão ajudará os alunos a conhecerem os setores e os funcionários da instituição.
Você poderá fazer um gancho e trabalhar com os signos, extremamente importante na alfabetização, os alunos poderão selecionar símbolos que facilitem a localização da secretaria, pedagogia, direção, almoxarifado, biblioteca. Assim ficará mais fácil para os pequenos entregarem uma chamada, retirarem um material didático entre outros.
O que não poderia faltar são os combinados, é essencial que as regras sejam construídas, juntamente com os alunos, nos primeiros dias de aula. Cabe ao professor (a) sensibilizá-los quanto a importância das regras e demonstrar que a vida em sociedade é baseada em direitos e deveres, discutir sobre as consequências de quem transgride as leis etc.
Converse com seus alunos, incentive-os, faça com que eles vejam em você um amigo (a) que vai ajudá-los na fascinamente caminhada que é aprender e ler e escrever!
TRABALHANDO COM CRACHÁS
Todo professor concorda que o primeiro texto que o aluno tem contato é o seu nome, então nada mais correto que no primeiro dia de aula as crianças já terem disponível um crachá com seu nome e sobrenome.
Geralmente confecciono um crachá com o nome completo e a data de nascimento, deixando um espaço para as crianças desenharem um símbolo a escolha.
Os crachás também podem ser confeccionados com caixa de creme dental. Em cada face da caixa, o nome completo do estudante pode ser escrito com um tipo diferente de letra. Dentro da caixa, poderão ser guardados todas as letras do nome do estudante.
O professor pode organizar inúmeras brincadeiras com o uso do crachá, podendo variá-las semanalmente:
Sugestão 01: coloque em uma caixa todos os crachás, retire um de cada vez e em seguida pergunte:
- De quem é ? Com que letra começa? Qual o som desta letra? Que outras palavras iniciam com esta letra?
Sugestão 02: organize a turma em círculos de modo que os estudantes fiquem sentados no chão. Coloque todos os crachás no centro e peça a cada estudante que pegue um e tente ler o nome que nele está escrito. Auxilie-os se for preciso, garantindo que todos consigam ler.
Sugestão 03: Antes de iniciar a aula, distribua aleatoriamente os crachás pelas carteiras. Ao entrarem, os estudantes deverão procurar o seu nome e sentar na carteira onde se encotnra o seu crachá (alterne crachás escritos com letra de forma e letra cursiva)
Sugestão 04: Escolha ou sorteie estudantes que deverão ler e entregar os crachás dos colegas. Tenha o cuidado de envolver todos eles nessa dinâmica.
Com certeza criatividade não falta ao professor, então quem tiver mais sugestões adoraria recebê-las!
Fonte: As sugestões de atividades foram retiradas do Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
IDENTIDADE DO ALUNO
Deixei na Aba de Downloads algumas sugestões para montar um Portfolio sobre o aluno.
Antes de iniciar este trabalho seria interessante trabalhar a música "Gente Tem Sobrenome" do Toquinho, e fazer uma Interpretação Básica.Discutir qualquer texto trabalhado é essencial.
Algumas perguntas e exercícios que poderão ser feitas:
1 - De que tipo de texto se trata?
2 - Quem é o autor?
3 - Quantas estrofes, frases e versos há na música?
4 - Perguntar se conhecem os personagens citados na música, apresentar fotos e imagens.
5 - Perguntar o porque é importante ter um nome e sobrenome. Onde se registra o nome das pessoas? E o que acham que pode acontecer com uma criança que não tem registro de nascimento? (Mostrar uma Certidão de Nascimento ou pedir que as crianças levem)
6 - Circular o título da música. E pintar os espaços da primeira estrofe.
7 - Elaborar legendas para destacar informações no texto, exemplo: pintar de amarelo o nome das flores, de azul os brinquedos e de verde os alimentos.
8 - Substituir algumas palavras no texto que não alterem o sentido, exemplo: "Renato é Aragão, o que faz confusão" , substituir a palavra confusão.
9 - Descobrir no texto palavras que rimam.
10 - Pedir para desenharem os brinquedos já destacados no texto.
11 - Destacar a primeira sílaba das palavras: Caetano, Renato, Vinicius, Chaplin, Maguila...e pedir que encontrem nome de colegas que também comecem com esta sílabas (Você também pode destacar somente a primeira letra)
12 - Com a palavra bola solicitar que as crianças troquem a letra inicial ou a letra l, formando novas palavras (Usar alfabeto móvel)
Sempre leia várias vezes o texto, como já comentei no post Alfabetizando com Textos. Além disso é importante ler as palavras destacadas, durante os exercícios, com entonação.
Para saber mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário