Olá Pessoal,
recebi este post da prof. Glauce do Blog Minha paixão: Alfabetização e resolvi compartilhar com vocês. Todo início de ano temos que trabalhar a Sondagem, para sabermos as hipóteses da escrita de cada aluno. Espero que gostem! Bjs. Solange Branco.
As
fases de aquisição da escrita pelos alunos, segundo Emília
Ferreiro, são:
1)
fase pré-silábica
2)
fase silábica
3)
fase silábica-alfabética
4)
fase alfabética
Cada
fase com suas características:
1)
Fase pré – silábica
-
Sabe que a escrita é uma forma de representação;
-
Pode usar letras ou pseudo letras, garatujas, números;
-
Não compreende que a escrita é a representação da fala;
-
Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para
ler);
-
Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
-
Variação de letras – ALSI (elefante);
-
Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo
Nominal).
2)
Fase silábica
A)
Sem valor sonoro:
-
Ainda não faz relação com o som com a grafia.
-
Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o
valor sonoro.
Exemplos:
BOLA
__PT
CAVALO___BUP
B)
Com valor sonoro:
-
A escrita representa a fala;
-
Percebe a relação de som com a grafia;
-
Escreve uma letra para cada sílaba.
Exs.:
BOLA____OA
( valor sonoro só nas vogais )
BOLA____BL
( só usa consoantes )
3)
Fase silábica-alfabética
-
Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras
incompletas;
-
Alterna escrita silábica com alfabética.
Exs.:
CAVALO_____CVLU
TOMATE_____TOMT
4)
Fase alfabética
-
Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);
-
Escreve como fala.
Exs.:
CAVALO
_______KAVALU
TOMATE_______
TUMATI
"...
A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,
por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos
que escutam, há uma criança que pensa"
(Emília
Ferreiro)
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