Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"A IMPORTÂNCIA DA AUTORIA" por Daniela Tarricone Zellaui


Olá pessoal!

Aqui um texto que fala sobre a "Autoria". Escrita pela amiga Daniela Tarricone Zellaui, inspira e nos faz viajar pelas belas palavras, escritas com propriedade. Vale a pena ler.

Um ótimo final de semana à todos!!

Beijooooossss!!

Solange Branco

DEPOIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTORIA

Ser autor é participar de um processo criativo que nos habilita a superar aquele que fomos ontem. Isto é, pensar, criar, transformar, imprimir um novo olhar diante do que já existe, tudo isso nos transforma enquanto indivíduo. Experienciar a vida no papel de protagonista nos eleva a uma condição humanamente mais consciente e responsável por nós mesmos e isso se reflete na sociedade em que vivemos.

Um autor cujas idéias representam muito bem a importância do pensamento autônomo é Paulo Freire. Sua busca sempre se concentrou na emancipação do ser humano, por meio do desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica que é uma poderosa ferramenta libertadora.

Sabia ele que ler e escrever são habilidades necessárias para o indivíduo fazer parte da vida social e, sobretudo, para conquistar uma digna qualidade de vida. Consciente do significado da autonomia ele, foi além na valorização da alfabetização para jovens e adultos: ele os respeitou em suas culturas e mostrou ao mundo que independentemente do contexto em que vivemos ninguém pode prescindir desse direito de ler, escrever e pensar.

Dizia ele que a compreensão do que se está lendo, estudando, não se estala assim de repente, como se fosse um milagre. A compreensão é trabalhada, é forjada por quem lê e este sujeito deve se instrumentar para melhor fazê-la. Por isso mesmo, ler, estudar, é um trabalho paciente, desafiador, persistente. É escrevendo que se aprende a escrever. É pensando que se aprimora o pensar.

Portanto, valorizar o ser humano aprendente e colocar-se também como tal, favorece a educação como um fazer social, político e ético porque conscientiza, porque constrói em vez de humilhar, separar, alienar. Possibilitar desde o início diversos processos de autoria, é um meio fértil de produzirmos uma realidade mais justa, pois, aquele que não pensa permite que o façam por ele.

DANIELA TARRICONE ZELLAUI


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