......................
O jogo de caça-palavras permite não apenas identificar a palavra igual ao modelo, mas perceber detalhes do sistema alfabético de escrita como: letra inicial e final, direção da escrita (esquerda-direita), seqüência de letras, dificuldades ortográficas (se o objetivo for a ortografia das palavras selecionadas), entre outros.
- A professora monta um quadro com as letras e escreve em outro lugar as palavras que o aluno deve encontrar (banco de palavras). Após identificar a palavra, o aluno poderá pintá-la ou envolvê-la.
♥ Variação 2
- A professora monta um quadro com as letras e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de frutas" por exemplo. Nesta variação, não há um banco de palavras.
♥ Variação 3
- A partir de um texto, o aluno destaca as palavras solicitadas. Por exemplo: No poema abaixo procure estas palavras: LINHA - ROSQUINHA - JANELA - MESA e passe uma linha em volta de cada uma.
♥ Variação 2
- A professora monta um quadro com as letras e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de frutas" por exemplo. Nesta variação, não há um banco de palavras.
♥ Variação 3
- A partir de um texto, o aluno destaca as palavras solicitadas. Por exemplo: No poema abaixo procure estas palavras: LINHA - ROSQUINHA - JANELA - MESA e passe uma linha em volta de cada uma.
As Tias
A tia Catarina
Cata a linha
A tia Teresa
Bota a mesa
A tia Ceição
Amassa o pão
A tia Lela
Espia a janela
A tia Cema
Teima que teima
A tia Maria
Dorme de dia
A tia Tininha
Faz rosquinha
A tia Marta
Corta batata
A tia Salima
Fecha a rima.
Elias José
- Proponha que seus alunos, em grupo, construam o jogo de caça-palavras. Toda vez que propomos uma "construção" de um jogo pelas crianças, é importante que saibam jogar e conheçam as regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário