Projeto : “Eu e o meio em que vivo”
Professora : Denise carvalho
Turma : maternal
TEMA
Eu e o meio em que vivo
PROBLEMATIZAÇÃO
Projeto Institucional
OBJETIVOS GERAIS
* Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
* Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as
JUSTIFICATIVA
A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS
o Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;
o Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
o Conhecer o nome da criança;
o Identificar o próprio nome e o do colega;
o Conversar sobre quem faz parte da família;
o Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
o Conhecer o próprio corpo;
PROCEDIMENTAIS
* Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)
* Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...)
* Músicas que falem do nosso corpo e cuidados com ele;
* Mural com fotos da família;
* Confecção de uma “carteira de identidade”;
* Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...”( desenvolver a linguagem oral);
* Brincar de casinha dramatizando situações familiares;
* Dobradura representando a escola;
* Música “ A casa” Vinícius de Morais;
* Literatura Estória do Bonequinho Doce;
* Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram....
CONCEITUAIS
* Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;
* Estabelecer relação com a escola e a família;
* Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;
* Ampliar o vocabulário;
* Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;
DURAÇÃO
Aproximadamente três meses
AVALIAÇÃO
Contínua e processual
Nenhum comentário:
Postar um comentário