VIVER COLÉGIO E CURSO
PROJETO FEIRARTE - 2008
TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”
SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ
TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS
APRESENTAÇÃO:
Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.
JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.
OBJETIVOS:
v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;
v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;
v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;
v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;
v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);
v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;
v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;
v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;
v Conhecer como ocorre a polinização;
v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;
v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;
v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;
v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;
v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).
ETAPAS PREVISTAS:
v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.
v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;
v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.
v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;
v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.
v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.
CRONOGRAMA:
ETAPAS:
SETEMBRO
OUTUBRO
Realização de pesquisas:
Realizar debates:
Realizar visita a um apiário:
Construir cartazes/
maquetes
Visualizar Power Point
Fazer Power Point
AVALIAÇÃO:
Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.
PROJETO FEIRARTE - 2008
TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”
SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ
TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS
APRESENTAÇÃO:
Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.
JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.
OBJETIVOS:
v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;
v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;
v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;
v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;
v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);
v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;
v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;
v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;
v Conhecer como ocorre a polinização;
v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;
v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;
v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;
v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;
v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).
ETAPAS PREVISTAS:
v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.
v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;
v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.
v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;
v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.
v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.
CRONOGRAMA:
ETAPAS:
SETEMBRO
OUTUBRO
Realização de pesquisas:
Realizar debates:
Realizar visita a um apiário:
Construir cartazes/
maquetes
Visualizar Power Point
Fazer Power Point
AVALIAÇÃO:
Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.
P.S.: GENTE ESTE PROJETO FOI ADAPTADO PARA MIM E POR MIM.NÃO FOI EU QUE O FIZ!! É DA PROFESSORA ELEINE DA ACBV.
BOLO DE MEL (FOI UM SUCESSO!É UMA DELÍCIA)
Ingredientes:. 2 ovos inteiros . 1 xícara de mel . 1 xícara de açúcar . 1 xícara de leite . 3 xícaras de farinha de trigo . 1 colher de sopa de caldo de limão . 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de sopa de fermento em pó . 1 colher de sopa de margarina
Modo de preparar: Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.
COM GARRAFAS PET FIZEMOS UM JARRINHO E COM E.V.A FIZ AS ABELHAS ABRAÇANDO O VASO PLANTAMOS FLORES PARA EXPLIAR O PROCESSO DE POLENIZAÇÃO.
PARA DECORAR A SALA DESENHARAM A POLENIZAÇÃO!
COM O FUNDO DA GARRAFA PINTADO FIZEMOS UM PAINEL O FUNDO VIROU FLORES:
FIZEMOS ABELHAS COM O CORPO DE CASCA DE COCO,CABEÇA DE ISOPOR E ANTENAS DE RAIO X.QUANTO MAIS SECA ESTIVER A CASCA MELHOR FICARÁ.
VIVER COLÉGIO E CURSO
PROJETO FEIRARTE - 2008
TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”
SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ
TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS
APRESENTAÇÃO:
Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.
JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.
OBJETIVOS:
v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;
v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;
v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;
v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;
v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);
v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;
v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;
v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;
v Conhecer como ocorre a polinização;
v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;
v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;
v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;
v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;
v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).
ETAPAS PREVISTAS:
v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.
v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;
v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.
v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;
v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.
v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.
CRONOGRAMA:
ETAPAS:
SETEMBRO
OUTUBRO
Realização de pesquisas:
Realizar debates:
Realizar visita a um apiário:
Construir cartazes/
maquetes
Visualizar Power Point
Fazer Power Point
AVALIAÇÃO:
Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.
PROJETO FEIRARTE - 2008
TEMA: “Abelhas – não faz mal, faz mel.”
SÉRIE: INFANTIL III-MANHÃ
TEMPO DE DURAÇÃO: 04 SEMANAS
APRESENTAÇÃO:
Este projeto sobre abelhas será desenvolvido com os alunos do Infantil III série do Ensino Infantil, turno manhã. Trabalhará diversas pesquisas.Explorando o seu valor didático para a compreensão do importante papel das abelhas para a natureza.
JUSTIFICATIVA:
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem. Digo para o homem, porque para a natureza, perante as leis da criação divina, todos os seres, são úteis e tem a sua razão de ser, fazendo parte de um contexto geral no qual o próprio homem tem o seu lugar. Chamados de “insetos sociais” ,as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os indivíduos que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
Sendo assim, desenvolveremos um projeto a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; desenvolvendo o instinto de preservação à natureza.
A culminância deste projeto será apresentada na Feira de Conhecimentos e arte( FEIRARTE) da nossa escola em outubro de 2008.
OBJETIVOS:
v Apreciar as evidências de um planejamento e de inteligência na criação;
v Pesquisar o que a Bíblia diz sobre certos insetos (formigas, abelhas, gafanhotos...) e o que podemos aprender com eles;
v Pesquisar e conhecer como as abelhas eram conhecidas na antiguidade;
v Conhecer a fauna e a flora em seu habitat natural;
v Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);
v Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;
v Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;
v Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;
v Conhecer como ocorre a polinização;
v Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
v Presenciar a retirada do mel de uma colméia;
v Conhecer a anatomia da abelha, por meio de estudo prático sobre seus órgãos internos;
v Identificar todo o processo de preparação do mel e seus derivados;
v Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;
v Conhecer a apiterapia (tratamento de acumputura com a apitoxina – veneno das abelhas).
ETAPAS PREVISTAS:
v Assistir ao vídeo BEEMOVIE – A história de uma abelha.
SINOPSE: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.
Gênero:
Animação
Tempo:
91 min.
v Educação Física: caminhada na trilha ecológica (zoológico); recreação dirigida;
v Linguagem:Trabalhar os fonemas lh, nh, produção textual, pesquisa e leitura.
v Artes: criação e confecção de materiais nas atividades relacionadas às pesquisas, cartazes, maquetes, dramatizações.;
v Matemática: Quantitativo das espécies, tempo de vida, comercialização dos produtos/apicultura.
v Bíblia: referências bíblicas e reflexões nortearão todo o projeto.
CRONOGRAMA:
ETAPAS:
SETEMBRO
OUTUBRO
Realização de pesquisas:
Realizar debates:
Realizar visita a um apiário:
Construir cartazes/
maquetes
Visualizar Power Point
Fazer Power Point
AVALIAÇÃO:
Será processual, através do desempenho nas pesquisas, debates, questionamentos orais e discussões, visando agir e intervir diante de eventuais dúvidas ou dificuldades do aluno durante o projeto.
Espera-se que os envolvidos sejam capazes de ter atitudes de responsabilidade e cuidado com o ecossistema.
P.S.: GENTE ESTE PROJETO FOI ADAPTADO PARA MIM E POR MIM.NÃO FOI EU QUE O FIZ!! É DA PROFESSORA ELEINE DA ACBV.
BOLO DE MEL (FOI UM SUCESSO! É UMA DELÍCIA)
Ingredientes:. 2 ovos inteiros . 1 xícara de mel . 1 xícara de açúcar . 1 xícara de leite . 3 xícaras de farinha de trigo . 1 colher de sopa de caldo de limão . 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de sopa de fermento em pó . 1 colher de sopa de margarina
Modo de preparar: Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.COM GARRAFAS PET FIZEMOS UM JARRINHO E COM E.V.A FIZ AS ABELHAS ABRAÇANDO O VASO PLANTAMOS FLORES PARA EXPLIAR O PROCESSO DE POLENIZAÇÃO.
PARA DECORAR A SALA DESENHARAM A POLENIZAÇÃO!
COM O FUNDO DA GARRAFA PINTADO FIZEMOS UM PAINEL O FUNDO VIROU FLORES:
FIZEMOS ABELHAS COM O CORPO DE CASCA DE COCO,CABEÇA DE ISOPOR E ANTENAS DE RAIO X.QUANTO MAIS SECA ESTIVER A CASCA MELHOR FICARÁ.
By Blog da tia Áurea*
Um comentário:
Olá Sol achei seu blog em uma pesquisa no google...foi maravilhoso trabalhar este projeto...que saudades desta turminha e do meu barrigão! bjus Deus abençoe!
Postar um comentário